KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Selecção Nacional " Scolari ?"

O brasileiro Luiz Felipe Scolari poderá ser o seleccionador nacional de futebol, em substituição do angolano Mabi de Almeida, notícia hoje o jornal desportivo português "A Bola".
De acordo com o diário, que cita fonte da Federação Angolana de Futebol (FAF), o anúncio do novo treinador está por dias, aguardando-se que Scolari aceite o convite. O jornal acrescenta que mesmo que o campeão do mundo, pelo Brasil, não embarque para esta "aventura espera-se por um contributo importante".
A Bola escreve ainda que Luiz Felipe Scolari é o sonho mais difícil de realizar da FAF, realçando que depois da demissão de Mabi de Almeida o ex-seleccionador de Portugal é referenciado como "homem capaz de criar as bases para um trabalho sólido na preparação do CAN2010".
O periódico sublinha que "não é fácil convencê-lo". Dono de um currículo invejável e actualmente no desemprego, Felipão é desejado um pouco por todo o lado.
Além do ex-treinador do Chelsea da Inglaterra, estão na corrida ao lugar deixado por Mabi de Almeida outros técnicos, nomeadamente o brasileiro Marinho Peres e o português Manuel José.

Cruz e Silva " Novo-Velho "

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou, em Luanda, que seu pelouro está a trabalhar no sentido de garantir um equilíbrio cada vez mais salutar entre o património antigo e o moderno na cidade de Luanda.
Em declarações à imprensa, à margem da jornada de reflexão "Luanda-preservação da memória e desenvolvimento urbano”, Rosa Cruz e Silva, fez saber que o antigo é classificado como o histórico, aquilo que o homem não poder deixar de ter, logo, o Ministério da Cultura tem estado a melhorar a legislação que proteja o património.

Os temas desta jornada de reflexão, disse a ministra, reportaram-se ao exercício que temos que prosseguir sobre a avaliação e classificação dos perímetros e zonas históricas a delimitar, de formas a encontrar outros regulamentos adicionais para que os principais promotores do desenvolvimento urbano possam respeitar e aplicar.

“Hoje, estamos, assim, cada vez mais preparados para enfrentar o grande desafio de lutar para a preservação do património cultural do país, em geral e no caso particular em Luanda”, asseverou.
Nessa jornada de reflexão, organizada pelo Governo Provincial de Luanda em parceria com o Ministério da Cultura, participaram arquitectos, estudantes universitários e outras individualidades nacionais e estrangeiras que lidam com o desenvolvimento das cidades.

Ultimas " 24 horas "

Distinção
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi distinguido com o diploma de mérito “Doctor Honoris Causa” pela instituição brasileira “Escola da Vida”.

Audiência
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, manteve um encontro de cortesia com uma delegação do Parlamento da Namíbia.

Encontro
A abordagem de questões ligadas a agenda de trabalho da sua visita a Angola, no domínio da pasta que dirige, dominaram o encontro mantido entre o primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, e o ministro do Turismo, Juventude e Desportos de Moçambique, Sumbana Júnior.

Economia
O ministro angolano da Economia, Manuel Nunes Júnior, reafirmou que a economia do país vai continuar a crescer nos próximos anos, apesar da crise financeira mundial.

Afirmação
O ministro da Industria, Joaquim David, afirmou que os empresários nacionais estão encorajados em levar a “bom porto” a tarefa de industrialização do país. Hotelaria e Turismo O Ministério da Hotelaria e Turismo apresentou em Conselho Extraordinário as linhas de acção para o período 2010-2013, onde se destaca a criação de planos directores e ordenamento turístico específico para cada província.

Tecnologias
A ministra do Ambiente, Fátima Jardim, defendeu a necessidade de inserção e a adaptação de tecnologias ambientais no processo de desenvolvimento e transformações vigentes no país.

Experiência
O ministro da Hotelaria e Turismo, Juventude e Desportos de Moçambique, Fernando Sumbana Júnior, afirmou que está a adquirir experiência organizativa com Angola visando os jogos Pan-africanos que o seu país vai organizar em 2011.

Saúde
A ministra da Saúde de Portugal, Ana Jorge, reafirmou o interesse do seu país em continuar a apoiar as acções do governo angolano, visando a melhoria das condições das unidades sanitárias e da qualidade dos serviços prestados à população.

Preservação
A governadora da província de Luanda, Francisca do Espírito Santo, considerou urgente reforçar-se as regras de preservação dos locais que representam as memórias dos luandenses.

Indústria transformadora
O aumento das cadeias de valor dos recursos naturais, reabilitação do parque industrial existente e promoção da complementaridade da estrutura industrial foram apontados, pelo vice-ministro da Indústria, Kiala Gabriel, como premissas para o relançamento da indústria transformadora em Angola no período 2009/2012.

ENSA
A Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) tem criadas todas as condições técnicas e materiais para dar cobertura as necessidades do pagamento do seguro automóvel obrigatório que passa a vigorar dentro de seis meses, garantiu o administrador para a área técnica da instituição, Manuel Botelho.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Conselho de Ministros " Seguro Obrigatório "

O Conselho de Ministros aprovou hoje, quarta-feira, em Luanda, o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel e o Fundo de Garantia Automóvel. Na reunião, que ainda decorre no Palácio Presidencial, sob orientação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, o Governo aprovou também o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil de Aviação, Transporte Aéreos, Infra-estrutura Aeronáuticas e Serviços Auxiliares, assim como a reestruturação dos serviços sociais das Forças Armas Angolanas (FAA). O encontro prossegue com a abordagem do contrato de fornecimento e montagem de quatro mil e 400 habitações económicas em Luanda, Ondjiva (província do Cunene) e Soyo (província do Zaire). A criação do Instituto para o Sector Empresarial Público, o Programa de Promoção do Desenvolvimento do Comércio Rural, assim como o regulamento sobre Segurança, Higiene e Saúde nas Operações Petrolíferas, também estão em análise. Em agenda está igualmente a discussão do projecto de Estatuto Orgânico do Ministério da Cultura.

Ultimas " 24 horas "

Mensagem
Uma mensagem do Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, que aborda o estado das relações bilaterais, foi entregue ao Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

Aprovação
A Assembleia Nacional aprovou, por unanimidade, o parecer sobre o estabelecimento do Parlamento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Relações
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, defendeu a necessidade de consolidação das relações de irmandade e boa vizinhança, bem como o aprofundamento da cooperação económica e política com a República Democrática do Congo.

Transportes
O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, considerou o “uso eficiente” dos meios como uma das principais responsabilidades na gestão de uma empresa.

Proposta
A República Democrática do Congo (RDC) propôs, nas conversações oficiais com Angola, a criação de um mecanismo para a troca de experiência entre os dois países.

Programas
A primeira dama de Angola, Ana Paula dos Santos, disse, em Los Angeles, que desde que se alcançou a paz, em 2002, o país iniciou uma nova dinâmica com a implementação de programas que estão a produzir resultados positivos e animadores.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Girabola 2009 " Petro 8 Vitorias"

A oitava jornada do Girabola2009 foi aberta na tarde de sabado com a realização de quatro jogos, que resultaram em duas vitórias e igual número de empates, e o campeão em título (Petro de Luanda) confirmou, uma vez mais, o seu bom momento de forma ao conquistar o oitavo triunfo.

Eis os resultados:
Petro de Luanda-Interclube 2-1
Kabuscorp-Benfica de Luanda 3-3
Recreativo da Caála-1º de Maio 0-0
Bravos do Maquis-Desportivo da Huíla 1-0


Classificação:

1º Petro de Luanda 24 pontos
2º 1º de Agosto 16
3º Académica do Soyo 13
4º Bravos do Maquis 13
5º ASA 12
6º Recreativo do Libolo 11
7º Interclube 10
8º Recreativo da Caála 10
9º Desportivo da Huíla 10
10º Santos FC 09
11º Kabuscorp do Palanca 09
12º Benfica de Luanda 07
13º 1º de Maio 05
14º Académica do Lobito 00.

Titulo Nacional " Final Four Começa Hoje "

A última fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos, série A, inicia hoje com a disputada da "final four" entre as quatro equipas melhores classificadas da fase anterior.
O campeão em título 1º de Agosto, Petro de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA) e Recreativo do Libolo são as formações que, fruto da prestação ao longo da temporada, mereceram discutir o título nacional.
A série será disputada no sistema de todos contra todos a quatro volta e vencerá a equipa que somar o maior número de pontos.
Como tem sido nos últimos anos, "militares" e "petrolíferos" entram como favoritos a conquista do ceptro, tendo em conta a diferença existente em termos de plantel comparativamente aos outros dois integrantes da "final four".
No entanto, este favoritismo terá que passar do papel para quadra, uma vez que terão pela frente duas formações com as quais têm encontrado muitas dificuldades para ultrapassá-las.
O Libolo, caloiro na prova, é a revelação do Campeonato Nacional. Com alguns jogadores experientes, nomeadamente Leonel Paulo, Domingos Bonifácio, Luís Costa - provenientes do Petro de Luanda -, Gerson Monteiro e Reggie Moore, que no ano passado jogaram na Espanha e Brasil, respectivamente, a equipa do Kwanza Sul tem dado cartas na competição.
Em ano de estreia, os comandados de Raúl Duarte já ultrapassaram as expectactivas uma vez que os seis primeiros lugares era o objectivo inicial e agora estão entre os quatro que podem conquistar o título.
O surgimento de mais uma equipa, com capacidade financeira não muito abaixo do 1º de Agosto e Petro de Luanda, trouxe maior competitividade à competição e incentivou a presença dos adeptos nos pavilhões.
O ASA, que está preste a perder o título de terceira força do basquetebol angolano para o Libolo, continua a equilibrar os jogos com os “grandes”, até mesmo vencendo, mas dificilmente irá além disto.
Começou a prova a todo gás, com destaque para as vitórias sobre o vice-campeão Petro de Luanda, mas foi baixando o rendimento ao longo do percurso fruto dos problemas financeiros que vive o clube o que motivou a ausência da equipa nas meias-finais da Taça de Angola.
Ainda assim, perspectiva-se uma "final four" equilibrada com algumas surpresas em termos de resultados. Tendo em atenção a final da Taça de Angola, ganha pelos “rubros-negros”, os jogos entre 1º de Agosto e Petro de Luanda deverão ser decisivos, uma vez que ambas se defrontarão quatro vezes.

Vice-Ministro " Património Cultural "

O vice-ministro da Cultura Luís Candjimbo realçou ontem , na cidade do Namibe, a necessidade de se inscrever o património angolano na lista do património cultural mundial.
Segundo Luís Candjimbo, Angola, como membro da UNESCO, merece um tratamento igual ao de todos os membros da organização, dedfendendo, por isto, a inscrição dos Sítios Históricos e dos Monumentos na lista indicativa do património cultural mundial.
O dirigente, que se encontra em visita de trabalho nesta localidade desde domingo, reconheceu que a província tem os grandes exemplares da arte palietal, concretamente a arte rupestre, que pode fazer parte do património cultural mundial.
Falando de alguns dos objectivos da sua deslocação a esta província, Luís Candjimbo afirmou que servirá para constatar o actual estado dos Monumentos e Sítios considerados históricos, com vista a sua inserção na lista do património cultural angolano.
Vai ainda inteirar-se do estado de conservação das pinturas rupestres do Tchitunduhulo, localizadas no município do Virei, as pinturas rupestres da Makahama, na localidade do Karaculo, bem como visita à arte Mbali, no cemitério municipal na cidade do Namibe.
Do seu programa consta ainda visita ao Arquivo Histórico e encontros separados com os funcionários da Direcção Provincial da Cultura e agentes culturais localizados na província.
No final da jornada de campo será realizada uma cerimónia de lançamento da obra “Arte Rupestre em Angola”, do arqueólogo francês Manuel Gutierrez.

Ultimas " 24 horas "

SADC
Forças dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) realizam, em Maputo, Moçambique, exercícios militares conjuntos, que têm como objectivo a preparação da Brigada de Manutenção de Paz em África.

Programa
O Ministério da Educação lançou o programa de formação em energias renováveis, com o objectivo de promover no país o uso das fontes alternativas, bem como a inclusão curricular desta matéria.

Educação
Membros de vários sectores ligados a educação advogaram a necessidade de sensibilizar a opinião pública e o governo sobre a necessidade de se conjugarem esforços em prol do cumprimento do direito à educação para todos.

Esclarecimentos
Um fórum de esclarecimentos sobre a campanha internacional denominada “Desafiando o silêncio dos médias contra a violência sexual”, foi realizado, em Luanda, sob a égide do Fórum das Mulheres Jornalistas para a Igualdade do Género.

Apelo
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) apelou a um maior investimento do sector privado na educação, como forma de aliar-se aos esforços dos governos, visando a inclusão de todos nos sistemas de ensino.

Empossamento
O ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, conferiu posse a alguns funcionários do seu pelouro nomeados recentemente aos cargos de direcção e chefia.

Ajuda
Cinco milhões de dólares foram doados pela Chevron-Cabinda Gulf Oil Company, através do Fundo global, para o programa nacional de combate à malária, do Ministério da Saúde.

Ordem dos Advogados
O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Manuel Inglês Pinto, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Provedoria de Justiça, respondendo as reclamações dos cidadãos.

Escritório virtual
Quinze empresas de vários ramos do mercado comercial, entre nacionais e estrangeiras, inscreveram-se já, até ao dia 16 deste mês, num site de relacionamento e troca de informações empresariais que funciona como escritório virtual, lançado a um de Abril, pela empresa angolana "X Sistem".

Futebol
A direcção do Sport Luanda e Benfica confirmou a saída do técnico Agostinho Tramagal do comando da equipa de futebol, devido aos maus resultados no campeonato nacional da I divisão, Girabola'2009.