KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Isabel Ferreira " O guardador de Memórias "

A escritora angolana Isabel Ferreira, autora da obra literária “O Guardador de Memórias”, lançada na última semana, na cidade de benguela, prometeu escrever, oportunamente, um livro que homenageie o percurso histórico aliado às tradições do povo da província de Benguela.
A autora, que revelou tal facto, em declarações à Angop, disse que tem sido solicitada ou questionada em demasia por agentes culturais de Benguela sobre quando porá no mercado literário nacional um título em prol ao povo de Ombaka-termo da língua nacional Umbundo, que em português significa “Benguela”.
Para o efeito, Isabel Ferreira afirmou que está a arranjar todo material de investigação necessário que irá suportar a elaboração da obra cujo título se escusou a adiantar.
A obra literária “O Guardador de Memórias”, a sexta da autoria da escritora angolana Isabel Ferreira, foi lançada na semana finda, durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafos decorrida no Escondidinho, em Benguela.
No acto, a autora colocou cerca de duzentos exemplares do título literário à disposição do público local ao preço único de três mil kwanzas, cada.
A realização do acto, com o fito de promover a obra em alusão, contou com o apoio do governo da província de Benguela e foi presenciando por diversos agentes culturais, entidades governamentais, políticas, religiosas e académicos.
Na ocasião, a escritora, emocionada por concretizar o acto, mostrou-se optimista de que os leitores benguelenses vão-se rever em todas as mensagens do livro, sobretudo este fenómeno da luta pela sobrevivência no dia-a-dia, além da retrospectiva dos ideais que provocaram a paz.
Isabel Ferreira manifestou-se reconfortada por ter podido apresentar o seu mais recente trabalho em Benguela.
Segundo ela, a obra foi inspirada em letras de músicas de artistas angolanos, daí que seja uma homenagem aos mesmos e às mulheres angolanas. "O Guardador de Memórias é um livro que evidencia bem aspectos intrínsecos do dia-a-dia", observou.
Editado pela Kujiza kuami, o livro, que abre com a letra da música "Um assobio meu, de autoria do falecido músico Alberto Teta Lando como prólogo, contém 330 páginas e já foi lançada no Canadá, nos EUA, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.
A escritora, que nasceu em Luanda aos 24 de Maio de 1958, licenciou-se em direito, em Angola, e em dramaturgia na escola superior de teatro e cinema de Amadora, Portugal.
Além do “O Guardador de Memórias”, do repertório de Isabel Ferreira ainda constam os livros de poesia: "Laços de Amor" lançado em 1995, "Caminhos Ledos”, em 1996,"Nirvana" , em 2004, e "A Margem das Palavras", em 2006. Em prosa tem publicado "Fernando D'aqu" em 2005 e "O Guardador de Memórias".

Sem comentários: