KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Petro " DeuGosto "

Com uma exibição de alto nível, o Petro de Luanda venceu ontem, no pavilhão do Rio Seco o 1º de Agosto por 94-82, no primeiro clássico da XXXI edição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino.
A partida, que serviu de acerto à primeira jornada da competição, uma vez que, na altura os "militares", campeões nacionais, se encontravam engajados nas preliminares da Taça de África dos Clubes Campeões, foi dominada pelos "petrolíferos", sobretudo no último quarto onde venceram por 16 pontos (26-10).
O extremo-poste do Petro Heshimu Evans (EUA) não jogou por problemas administrativos.
Os três primeiros períodos foram disputados de forma equilibrada, mas com o Petro de Luanda sempre em vantagem, numa noite em que apenas Olímpio Cipriano (autor de 33 pontos) esteve em evidência do lado dos anfitriões. Nas hostes "tricolor" destacou-se o colectivo, porém com uma nota à parte para o veterano Victor de Carvalho (17 pontos).
Na primeira parte o jogo foi disputado com muita intensidade, com os dois treinadores, ainda no primeiro quarto, a substituírem a equipa inicial, mostrando a sua variedade de opções.
Com uma sequência de empates (2-2, 10-10, 13-13, 22-22, 25-25) os pupilos de Ginguba terminaram o período inicial vencendo por 28-26. O 1º de Agosto, com Lutonda de início, ao contrário do que se esperava, demonstrava já alguma quebra física.
No quarto seguinte o equilíbrio manteve-se, mas com os "militares" sempre atrás do resultado. Nesta etapa os "petrolíferos" venciam por 11 pontos de diferença (38-49), mas deixaram o adversário reduzir e fixar o resultado ao intervalo em 50-47.
No terceiro período o Petro Luanda, novamente, entrou melhor, com destaque para os reforços Paulo Santana, Frederick Gentry e Roberto Fortes. O primeiro deu conta do recado e conseguiu "ofuscar" a ausência do base principal Milton Barros, criando muitas dificuldades na linha defensiva dos "rubro-negros".
Com sete pontos cada, Fortes e Gentry ajudaram a sua equipa a manter a vantagem durante o referido quarto. Nos "militares" Olímpio Cipriano, sozinho, "remava contra maré", os 12 pontos marcados impediram que o adversário ampliasse para mais de quatro pontos de vantagem no final do quarto (68-72).
No último período o 1º de Agosto equilibrou nos primeiros cinco minutos, mas quebrou fisicamente nos sete que faltavam e, com muitos erros defensivos, foi superado pelo Petro de Luanda que marcou 26 pontos contra 10.
Bem organizados defensivamente, os "petrolíferos" foram superiores ao seu adversário e alcançaram a quarta vitória no Campeonato Nacional, em igual número de jogos, somando oito pontos na primeira posição.

Burity " Apela "

O ministro da Educação, António Burity da Silva, apelou terça-feira em Wako Kungo, Kwanza Sul, aos pais e encarregados de educação a se interessarem mais com o que os educandos fazem na escola, argumentando ser a melhoria do ensino uma responsabilidade de todos e não apenas do seu sector e dos professores.
O governante fez este apelo quando discursava na primeira Conferência Nacional sobre Comissões de Pais e Encarregados de Educação (CPEE), que decorre até ao dia 4 na referida circunscrição.
Destacou ser, neste contexto, de "crucial importância" o papel dos pais e encarregados de educação no sucesso escolar dos seus educandos, não só através do apoio moral e material, mas, acima de tudo, na responsabilização destes face à importância da escola e do estudo.
Para o ministro Buriry da Silva, só quando as famílias participam é que conseguem saber o que se passa realmente na escola, dos professores que faltam, se os filhos vão ou não à escola e quando não há aprendizagem significativa.
Por outro lado, ressaltou que para o êxito da dinamização das CPEE dever-se-á reforçar a sensibilização de todos os pais e encarregados de educação para a importância de um acompanhamento próximo da vida escolar dos filhos, como factor essencial para o seu sucesso.
"A escola não levará certamente a bom porto a sua tarefa, sem o apoio e colaboração dos pais e encarregados de educação", enfatizou o titular da Educação, considerando ser preciso ter-se a consciência de que "estando todos no mesmo barco, este não sairá do seu lugar, ou limitar-se-á a navegar em círculos, se não remarmos todos na mesma direcção".
Para tal, evocou, impõe-se a articulação da educação da família, dos pais e encarregados de educação, com o trabalho da escola, o que torna imprescindível que os parceiros nessa tarefa, a CPEE, e não só conheçam esse trabalho, o sintam e adoptem como seu.

Ultimas " 24 horas "

Satisfação
O ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, congratulou-se com o desempenho da administração municipal do Kilamba Kiaxi na resolução de alguns problemas da comunidade.

Importadores
Importadores nacionais e estrangeiros sugeriram, em Luanda, a administração do Porto Comercial de Luanda um maior investimento em máquinas e infra-estruturas, assim como a introdução de meios electrónicos para eliminar o excessivo congestionamento de contentores nos terminais portuários e de navios no largo da costa marítima.

Apelo
O ministro da Educação, António Burity da Silva, apelou, no Wako Kungo, Kwanza Sul, os pais e encarregados de educação a se interessarem mais com o que os educandos fazem na escola, argumentando ser a melhoria do ensino uma responsabilidade de todos e não apenas do seu sector e dos professores.

Denúncia
A denúncia de casos de violação contra as mulheres foi apontado pela coordenadora do Fórum de Mulheres Jornalistas, Josefa Lamberga, como meio eficaz para o combate tenaz ao problema.

Reabilitação
A reabilitação e sinalização das estradas inter-provínciais tem permitido a redução do tempo de viagem da operadora de transporte de passageiros SGO para o interior do país, além de proporcionar uma viagem mais cómoda e segura aos viajantes.

Livros
Os leitores luandenses compraram em Novembro, nas principais livrarias da capital, livros de diversas temáticas, com destaque para os de literatura, direito, economia e política.

Coca Cola
A Coca Cola, com pelo menos mil contentores, é um dos grandes importadores do país com mais mercadorias por desalfandegar no recinto do Porto de Luanda, informou o Presidente do Conselho de Administração, Sílvio Vinhas.

Relações
O director da Direcção África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Nelson Cosme, considerou, em Luanda, excelentes as relações entre as Repúblicas de Angola e de Cabo Verde.

Educação familiar
A deputada da bancada parlamentar do MPLA, Isabel Dalas, considerou, em Luanda, que a educação dentro de uma família determina a evolução e a auto-realização do homem dentro de uma sociedade.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Can 2010 " Inauguração Dia 11 "

Os estádios em construção nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Cabinda para albergar a Taça Africana das Nações em Futebol, que o país vai organizar em 2010, serão inaugurados a 11 de Novembro de 2009, dia da independência de Angola.

Em entrevista exclusiva hoje à Angop, o director de informação, publicidade e marketing do Comité Organizador do Campeonato das Nações (COCAN), Manuel Mariano, explicou que os campos serão inaugurados com a realização de um torneio que poderá ser de âmbito nacional ou internacional, possibilidades a serem estudadas.

Explicou que a ideia é enquadrar a abertura das infra-estruturas as festividades da independência nacional com um programa extensivo aos quatro campos.

O COCAN pretende que a realização do torneio sirva de teste relativamente ao funcionamento dos estádios, cuja conclusão e entrega à organização do CAN-2010 está prevista para 30 de Outubro de 2009.

Quanto aos prazos estabelecidos pela Confederação Africana de Futebol (CAF) e pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para entrega das infra-estruturas, Manuel Mariano afirmou que os mesmos estão a ser cumpridos.

Dos quatro estádios o da capital do país terá maior capacidade com 50 mil lugares, para um universo de 4,5 milhões de habitantes.

Localizado no Bairro da Camama, no município do Kilamba Kiaxi, possui 2080 lugares para Vips, 400 para portadores de deficiências, 120 no camarote presidencial e 200 na tribuna de imprensa.

O estádio da província de Benguela é o segundo com capacidade para 35 mil espectadores, entre uma população estimada em 1,9 milhões de habitantes.

Situado no bairro Nossa Senhora da Graça, o campo possui 308 lugares vips, 60 para portadores de deficiências e 154 na tribuna de imprensa.

O recinto da Huíla, no Bairro do Chiolo, terá capacidade para 20 mil espectadores para uma população estimada em 2,6 milhões. Possuirá 200 lugares vips, 65 para deficientes e 200 para a tribuna de imprensa.

O de Cabinda, na zona do Chiazi, terá capacidade para 20 mil assistentes entre os 350 mil habitantes, 204 lugares vips, 68 para deficientes e 104 na tribuna de imprensa.

Ultimas " 24 horas "

Audiência
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu, em Kampala (Uganda), em audiência uma delegação parlamentar da República da Guiné-Equatorial, com a qual abordou o estado da cooperação bilateral.

Recomendação
A 31ª conferência da União Parlamentar Africana (UPA), realizada em Kampala, Uganda, recomendou a necessidade de maior atenção ao sector da agricultura como forma de combate a fome e a pobreza.

Regresso
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, regressou ao país, depois de ter participado na 31ª conferência da União Parlamentar Africana (UPA), realizada em Kampala.

Estádios
Os estádios em construção nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Cabinda para albergar a Taça Africana das Nações em Futebol, que o país vai organizar em 2010, serão inaugurados a 11 de Novembro de 2009, dia da independência de Angola.

Direitos
Os direitos de transmissão televisiva da XXVII edição da Taça Africana das Nações que Angola vai organizar em 2010, estão reservados à Agência de Telecomunicações "Sportfive", informou o director de informação, publicidade e marketing do Comité organizador do evento (COCAN), Manuel Mariano.

Cultura
A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, defendeu, na província de Benguela, a necessidade de se prestar maior atenção às crianças que manifestam dotes artísticos, indicando que o futuro da música e de outras artes culturais vai depender da formação das crianças que se pode fazer actualmente.

Parque de estacionamento
Um parque de estacionamento público de cinco pisos, com capacidade para 200 veículos, está a ser erguido na Marginal de Luanda, por detrás do Ministério dos Petróleos, no município da Ingombota, no âmbito de um programa do Governo angolano para colmatar a falta de locais de estacionamento de viaturas e contribuir para a fluidez do trânsito.

Unidades cerâmicas
Catorze unidades cerâmicas para o fabrico de tijolos, telhas, azulejos, mosaicos e loiça sanitária vão ser construídas em 2009 no país, segundo informou à Angop o director geral da Unicerâmica, Artur da Silva Mota.

SIDA
O ministro da Reinserção Social, João Baptista Kussumua, disse que o Governo está a envidar esforços no sentido de conseguir efectivamente reduzir os indices de VIH/Sida que afectam o país.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1 zero " Na Cidadela !!! "

Sorte diferente a do seu antecessor marcou a estreia de Mabi de Almeida, que domingo perdeu com a Zâmbia, dias depois da sua promoção a técnico principal, em substituição do mais bem sucedido treinador à frente dos “Palancas Negras”, Oliveira Gonçalves. Desde Novembro de 2004, quando assumiu a selecção de Angola, Oliveira Gonçalves obteve feitos inéditos que o guindaram numa referência a nível nacional e africano. Dois apuramentos à Taça das Nações (Egipto-2006 e Ghana-2008) e presença inédita num campeonato do mundo "Alemanha-2006" vão estar sempre presente na memória do novo treinador, cuja estreia, no mesmo recinto, contrastou com a vitória sobre o Tchad em 2004. Com efeito, numa altura em que havia o risco de eliminação nas preliminares para o mundial germânico, devido à derrota de 1-3 frente ao Tchad, em Djamena, ainda sob liderança do brasileiro Ismael Kurtz, Oliveira Gonçalves virou a história da eliminatória na Cidadela. Um triunfo de 2-0 foi quanto bastou para o resgate dos níveis de confiança, factor que propiciou o início de um ciclo de quatro anos, onde se elevou muito alto a fasquia do futebol nacional no contexto africano e mundial. Ainda que o novo "timoneiro" tenha acompanhado todo o percurso de Oliveira Gonçalves, na condição de adjunto, presumindo-se por isso que tenha apreendido bem a lição, não será fácil para Mabi de Almeida manter o prestígio granjeado. Entre os feitos do anterior líder dos Palancas Negras destaca-se a participação no campeonato do mundo da Alemanha e no Africano do Ghana em Janeiro deste ano, onde Angola chegou aos quartos-de-final pela primeira vez na sua história no CAN. Colocada no grupo D, com sede na cidade de Tamale, as honras desafiaram o mundo contrariando o favoritismo da África do Sul, do Senegal e da Tunísia com exibições espectaculares. No final, ficou-se com a sensação de que, com um pouco mais de experiência, a sorte poderia ter sido outra. Ao apurar-se à segunda fase do CAN-2008 diante de equipas com condições e estruturas mais sólidas (empate a um golo com África do Sul e a zero com Tunísia, depois da vitória sobre Senegal por 3-1), tendo sido derrotada apenas na segunda fase pelo Egipto, por 1-2, Angola ganhou o estatuto de “grande” quando até então era mero participante. A responsabilidade pela valorização do futebol nacional é atribuída a Oliveira Gonçalves, despedido recentemente pela FAF pela sequência de resultados negativos, marcados pela eliminação da corrida para o mundial de 2010 na África do Sul. Portanto, este é o “fardo” do novo seleccionador nacional; uma herança de resultados positivos, que terá de manter ou melhorar, entre vários condicionalismos, sendo o principal de ordem organizativa, por parte do órgão reitor do futebol angolano.

Cruz e Silva " Festival da Canção Infantil "

A ministra da Cultura, Rosa da Cruz e Silva, deslocou-se hoje, segunda-feira, à província de Benguela, onde vai proceder a abertura do segundo Festival Nacional da Canção Infantil.
Em breves declarações a Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, momentos antes de embarcar para Benguela, Rosa da Cruz disse que a realização do festival se insere no programa Nacional Cultural das comemorações trigésimo terceiro aniversario da independência nacional, celebrado a 11 de Novembro último.
Referiu que a par do Festival, vai reunir-se com quadros do Ministério da Cultura na província, para avaliar o funcionamento do sector.
Rosa da Cruz e Silva, que se faz acompanhar de técnicos do Instituto Nacional do Património Cultural para os Monumentos Edificados, vai visitar os museus de Arqueologia de Benguela e de Etnografia do Lobito.
O regresso da ministra e da delegação que a acompanha está previsto para terça-feira, à tarde.

O livro " O saber não ocupa lugar "

O director do Instituto Nacional do Livro e do disco, António Fonseca, disse hoje, em Luanda, que a sociedade angolana começa, novamente, a despontar o interesse pelos livros como via de educação dos seus educandos.

António Fonseca, que falava durante a realização da quinta Tenda das Letras, no município do Kilamba Kiaxi, salientou que compareceram durante os cinco eventos culturais, muitas famílias angolanas, sobretudo crianças acompanhadas de seus pais.

Salientou que, hoje, tenta-se corrigir alguns défices que causaram a mudança de comportamento no seio da sociedade, e, nesta perspectiva, a instituição fez renascer o Programa do Jardim Infantil, que durante muitos anos foi uma fonte de surgimento de leitores.

“Nesta nova etapa do renascimento do livro infantil, os resultados foram muito positivos, e é objectivo levar também estes eventos a outras partes do país”.

Para António Fonseca, os meios de comunicação continuam a ser grande influência na promoção do livro, na leitura e no surgimento de novos leitores, como parceiros social.

De acordo com o escritor, espera-se pela aprovação da política do livro e da leitura, que de algum modo irá contribuir de maneira substancial, para que este ocupa definitivamente o seu lugar.

“Seria desejável que cada novo ou velho empreendimento habitacional integrasse um centro cultural ou uma biblioteca e que surgissem nos meios de Comunicação Social programas gratuitos para difusão dos livros, assim o livro seria um veículo cada vez mais importante na educação e informação técnica de cada individuo”, frisou.

Face ao objectivo de aproximar o cidadão do livro, António Fonseca, frisou que, na quadra festiva, realizar-se-á a tenda das Letras do Natal, onde serão ofertados alguns livros.

Ultimas " 24 horas "

Audiência
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu audiência a uma delegação da República Democrática do Congo, no cumprimento da derradeira etapa da sua participação na 31ª conferência da União Parlamentar Africana (UPA).

Felicitações
O ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro "Ngongo", felicitou, numa mensagem, o Serviço Nacional de Bombeiros pela passagem de mais um aniversário.

Compromisso
O ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro "Ngongo", reiterou, em Luanda, o compromisso do seu pelouro dotar o Serviço de Bombeiros de infra-estruturas e condições materiais de trabalho digno, para o fortalecimento deste órgão que tem por missão a prevenção e extinção de incêndios e outras calamidades naturais.

Cultura
A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, solicitou, em Luanda, aos jovens cineastas angolanos a terem o Festival Internacional de Cinema de Luanda (FICLuanda) como um incentivo à dinamização do sector e a produção de películas de longa e curta metragens.

Assistência Social
O Governo angolano controla e assiste a nível do país 226 mil 597 pessoas idosas nas comunidades em situações de vulnerabilidade, sendo 123 mil 761 mulheres e 102 mil 836 homens, além de 14 lares de assistência que albergam um total de mil e56 idosos.

Redução da pobreza
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, ressaltou as acções do Governo angolano para a redução da pobreza, durante a sessão plenária da Conferência da União Parlamentar Africana, realizada em Kampala, República do Uganda.

Derrota
A selecção nacional de futebol perdeu diante da sua congénere zambiana, por 0-1, em partida da primeira mão do apuramento ao campeonato africano destinado aos atletas que actuam nos seus países, a decorrer de 29 de Fevereiro a sete de Março de 2009, na Côte d'Ivoire.

Pretensão
A República Democrática do Congo pretende que Angola participe na missão de paz da ONU para a resolução do conflito armado que assola a zona Leste do país desde Agosto último.