KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ultimas " 24 horas "

Lei
A Assembleia Nacional poderá aprovar, brevemente, uma lei contra a violência na família, visando combater os actos ofensivos praticados no seio familiar, cujas vítimas são maioritariamente crianças, acusadas frequentemente de feitiçaria.

Emprego
O ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto, disse, em Luanda, que 11 mil jovens serão incorporados na vida laboral até 2009.

Visita
Deputados da sub-comissão de Família, Infância e Promoção da Mulher da Assembleia Nacional visitaram o Lar Kuzola, em Luanda, com o objectivo principal de dar consolo às 22 crianças aí internadas acusadas de feitiçaria.

Afirmação
A tendência actual de baixa do preço do crude pode, de certa forma, resfriar investimentos quer em pesquisa quer em desenvolvimento de novos campos, afirmou, em Luanda, o ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos.

Bombeiros
Efectivos do Serviço de Bombeiros resgataram 22 cidadãos cuja embarcação se encontrava em eminência de naufragar na travessia para a Ilha do Mussulo, município da Samba, em Luanda.

Parceria
A ZTE, empresa de bandeira chinesa, assume oficialmente a direcção da operadora de telefonia móvel angolana Movicel, no âmbito da parceria estratégica do Governo de Angola.

Formação
Trinta e cinco especialistas dos órgãos centrais do Ministério do Interior e dos comandos provinciais da Polícia Nacional concluíram, em Luanda, o segundo curso na especialidade de informação e análise, visando um tratamento rigoroso de dados criminais.

Educação
O vice-ministro da Educação, Narciso Benedito, defendeu, em Luanda, a formação contínua dos quadros, visando a melhoria da qualidade de gestão das direcções dos novos institutos médios.

Felicitações
O Ministério da Comunicação Social considerou que com a sua revolução tecnológica a Agência Angola Press "Angop" ganhou não só maior visibilidade, como também conquistou um maior número de assíduos leitores.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ultimas " 24 horas "

Aprovação
O Governo aprovou o Orçamento Geral do Estado (OGE) e o Plano Nacional para 2009, na primeira sessão ordinária do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

OGE
O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2009 aprovado pelo Governo comporta receitas estimadas em três triliões 176, biliões, 126 milhões e 800 mil e um kwanzas, e despesas fixadas em igual montante para o mesmo período.

Cooperação
A cooperação entre Angola e a Rússia conheceu feitos positivos desde a última visita efectuada pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, àquele país europeu em 2006, afirmou o embaixador russo acreditado no país, Serguey Nenáchev.

Pedido
O ministro da Administração do Território, Virgílio Fontes Pereira, pediu, na cidade do Kuito, província do Bié, aos governos provinciais maior rigor na prestação de contas dos recursos públicos sob gestão das administrações municipais.

Felicitações
O embaixador da Itália em Angola, Torquato Cardilli, congratulou-se com o povo angolano pelo exemplar acto de civismo demonstrado nas eleições legislativas de 5 de Setembro último.

Mensagem
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu mensagens de felicitações do Parlamento russo que ressaltam o desejo de reforço da cooperação.

Hóquei
A equipa sénior masculina de hóquei em patins do Juventude de Viana revalidou o título de campeão nacional, ao vencer por 5-2 o Petro de Luanda, na terceira partida do play-off a melhor de cinco jogos.

Aeroporto
O Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro vai beneficiar de obras de requalificação, a partir de Novembro próximo, que permitirão aumentar o número de passageiros/ano de um milhão e 200 mil para três milhões e 600 mil, num investimento de USD 74 milhões.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ultimas " 24 horas "

Apoio
O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Dan Mozena, reiterou, em Luanda, que o seu país está disposto a apoiar Angola na construção de melhores habitações para as populações.

Acordo

As Forças Armadas Angolanas (FAA) e o Banco de Fomento Angola (BFA) assinaram um protocolo que visa facilitar o acesso ao crédito aos oficiais, sargentos e trabalhadores civis do quadro permanente desta instituição militar.

Audiência
A situação prevalecente na região leste da República Democrática do Congo (RDC) centralizou a audiência que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, concedeu, em Luanda, ao ministro da Cooperação Internacional e Regional congolês, Raymond Tshibanda.

Tecnologia
O Governo angolano reconhece o direito de todos os estados terem acesso à tecnologia nuclear e às aplicações científicas sem discriminação, em conformidade com o estatuto da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), afirmou o embaixador Fidelino Loy de Jesus Figueiredo.

Visita
A vinda a Angola do Papa Bento XVI é de grande importância, tendo em conta que vai fortalecer a Igreja Católica na sua obra de evangelização, reconciliação e de pacificação dos espíritos. Afirmou o bispo da igreja Metodista.

Jogos
Angola participará com uma caravana de 120 elementos nos 3º Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), agendados para 3 a 12 de Dezembro em Joanesburgo, África do Sul, foi anunciado em Luanda.

Distinção
O Porto do Namibe e a Empresa Nacional de Electricidade (ENE-EP), duas organizações empresariais angolanas, foram distinguidas em Genebra, Suíça, com os prémios de Ouro e Platina, respectivamente, pela Business Initiative Directions (BID).

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ultimas " 24 horas "

Mensagem
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enviou uma mensagem ao seu homólogo do Benim, Yaya Boni, cujo o conteúdo não foi revelado. A missiva foi entregue pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, durante uma audiência concedida pelo Presidente da República do Benin, à margem da Cimeira Extraordinária do Mecanismo Africano de Avaliação dos Pares.

Armas
Mais de 45 mil armas foram já recepcionadas no país pela Polícia Nacional, no quadro da campanha de desarmamento dos cidadãos em posse ilegal de armas, anunciou, em Luanda, o porta-voz da comissão nacional, comissário Paulo de Almeida, no final de uma reunião presidida pelo primeiro-ministro, António Paulo Kassoma.

Anúncio
O ministro da Administração do Território, Virgílio Fontes Pereira, anunciou, na cidade Ondjiva, Cunene, que os 167 municípios de Angola serão transformados em unidades orçamentais até 2009, tendo independência financeira, pela primeira vez no país.

Participação
Uma delegação do Parlamento angolano viajou para Joanesburgo, África do Sul, onde vai participar, até sete de Novembro próximo, na reunião plenária do Parlamento Panafricano.

Felicitações
O embaixador de Angola acreditado na República Árabe do Egipto, Pedro Hendrick Vaal Neto, endereçou ao governador do Huambo, Albino Malungo, uma mensagem de felicitações pelas novas funções.

Apresentação
O vice-ministro da Geologia e Minas, Lourenço Mahamba Baptista, nomeado recentemente pelo Chefe do Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi apresentado aos trabalhadores do sector na presença do titular da pasta, Makenda Ambroise.

Fórum
O sexto fórum mundial sobre "Desenvolvimento Sustentável" teve início, em Brazzaville, República do Congo, com o objectivo de analisar a problemática da exploração adequada e a protecção das florestas e águas da bacia do Congo que cobrem Angola, Congo, Burundi, Camarões, Gabão, República Centro Africana, RDCongo, Rwanda, Tanzânia e Uganda.

Obras
As obras de vinte e um quilómetros da auto-estrada periférica Cacuaco/Viana registam a colocação de asfalto e a construção de valetas - anunciou, em Luanda, o engenheiro da empresa Queiroz Galvão, encarregue pelos trabalhos, Artur Pereira.

Futebol
O presidente do Clube Petro Atlético de Luanda, Cardoso Pereira, afirmou, em Luanda, que a agremiação vai preparar-se para representar condignamente o país nas competições africanas de futebol.

Treinador
O próximo seleccionador dos “Palancas Negras” deve trazer mais ambição e qualidade ao futebol angolano, independentemente da sua nacionalidade, em função dos êxitos acumulados conquistados por Oliveira Gonçalves durante o tempo do seu consulado, defendeu Alcebíades Maieco “Akwá.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Petro de Luanda " Mais Responsabilidade "

O treinador principal do Petro de Luanda, Bernardino Pedroto, afirmou ontem, depois da vitória sobre o Desportivo da Huíla, que o 14º título conquistado aumenta as responsabilidades do clube, antevendo já a presença da equipa nas competições africanas.
Em declarações à imprensa, o treinador português explicou que a direcção do clube deverá começar a preparar a próxima época com mais responsabilidades que a actual, tendo em conta a defesa do título e as afrotaças.
Dedicou o título do Petro de Luanda, primeiro sob o seu comando, aos adeptos "petrolíferos" de Cabinda ao Cunene. "Eles sempre acompanharam a equipa, por isso mereceram este troféu", salientou.
Quanto ao jogo, sublinhou que foi bem disputado, realçando o desempenho dos seus pupilos. "Foram verdadeiros profissionais e a vitória está bem entregue".
Acrescentou que a formação huilana foi um digno adversário e elogiou a prestação durante a segunda volta da prova.
Bernardino Pedroto conquista o seu quarto título em Angola, depois de tê-lo feito ao serviço do ASA (três vezes).

Petro de Luanda " Mais 1 Titulo "

Ao vencer ontem, no estádio da Cidadela, o Desportivo da Huíla por 4-1, o Petro de Luanda conquistou o seu 14º troféu no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, depois de tê-lo feito pela última vez em 2001, sob orientação do brasileiro Djalma Cavalcanti.
Necessitando apenas de empate para sagrar-se campeão, diante de um adversário que precisava vencer para "sonhar" com a manutenção no Girabola, os pupilos de Bernardino Pedroto entraram ansiosos e quase foram traídos pela impaciência. Aos 12 minutos, os visitantes "calaram" os cerca de 500 adeptos "petrolíferos" com um golo de Tuabi.
Mas os huilanos tiveram apenas seis minutos para festejar o golo. Etah, aos 18 minutos, num lance em que a defensiva contrária pediu falta sobre o guarda-redes, marcou o tento da igualdade.
Depois do empate, o Petro de Luanda passou a mandar no jogo, dominando o meio campo, mas os avançados não concretizavam as jogadas em golo. Era notória a intenção do plantel em servir Santana, melhor marcador da prova, porém o "matador" do Petro de Luanda não se encontrava na partida. Foi nesta toada que as duas equipas foram ao intervalo com uma igualdade a uma bola.
No segundo tempo, o atrevido Desportivo da Huíla entrou ao ataque e aos 49 minutos Leto perdeu a oportunidade de marcar o segundo golo da sua equipa. Diante do guarda-redes Lamá, o zambiano atrasou na altura do remate, deixando o esférico sair.
Aos 56 minutos, Job obriga Kilú a uma defesa apertada para canto, depois de remate de fora da área. Na resposta, três minutos depois, Tuabi antecipa-se a Sérgio e cabeceia para o travessão.
Nos minutos seguintes, o Petro de Luanda dominou o encontro, faltava apenas os golos que começaram a surgir aos 74 minutos por intermédio de Job.
Numa jogada individual, o atleta deixou os "tricolores" em vantagem, abrindo caminho para goleada, concluída por David aos 80 e Santana nos minutos de compensação. Antes, aos 89 minutos, Santana falhou uma grande penalidade.
Com esta vitória, a uma jornada do final da competição, o Petro de Luanda conquista antecipadamente o título de campeão nacional com 55 pontos.

Pedroto " Muito Obrigado "

Ao bater na corrida o seu mais directo opositor, o treinador do Santos FC, Mário Calado, o técnico português Bernardino Pedroto no Petro de Luanda desde 2007 confirmou ser, em 2008, o “papa títulos” da história do Campeonato Nacional de Futebol da I divisão.
Com este campeonato conquistado, Pedroto soma quatro a nível do Girabola. O primeiro foi em 2002 pelo Atlético Sport Aviação (ASA), clube no qual permaneceu até 2006.
Estreou-se em 2002, com vitória em Angola e nos dois anos seguintes repetiu a proeza, ao serviço dos aviadores. Nas edições de 2005 e 2006 classificou-se, respectivamente, em segundo e quinto lugar.
Ainda como técnico do ASA, o português venceu quatro Supertaças, designadamente em 2003, 2004, 2005 e 2006, números que, além de enriquecerem o seu palmarés, o permitem liderar a lista dos treinadores com mais títulos na competição, disputada entre o campeão e o vencedor da Taça.
Já em 2007, o antigo jogador do Benfica de Lisboa veio a assinar contrato de duas épocas com a equipa mais titulada do Girabola (14), com a qual se sagrou campeão nacional antecipado na presente temporada, depois do terceiro lugar no ano passado.
Rendida às qualidades do lusitano de 55 anos de idade, a direcção do Petro de Luanda decidiu confiar novamente os destinos da equipa ao “papa títulos” da prova interna até 1010.
Com essa renovação, Pedroto tem as premissas criadas para fazer igualmente história com o clube do Catetão, nas competições doméstica e continental.
Agora, Bernardino Pedroto aumenta a distância em relação ao mais directo perseguidor: Mário Calado, que conta apenas com dois títulos, sendo o primeiro com o 1º de Agosto (1996) e o segundo (2005) à frente do Sagrada Esperança.
Não obstante a diferença, Calado continua a ser o treinador com mais probabilidades de superar essa marca, por ser o único com dois campeonatos ganhos no activo. Dos técnicos com apenas um troféu no Girabola, o holandês Johannes Brouwer é o único a exercer a função em Angola.
Nascido aos 19 de Outubro de 1953 em Portugal, António Carlos Bernardino Pedroto começou a ter paixão pelo futebol aos 12 anos de idade. Inscreveu-se mais tarde na escola do Sport Lisboa e Benfica, onde fez toda a formação até chegar aos seniores para conquistar a Superliga (hoje Liga Sagres) na temporada 1972/1973.
A sua faceta como jogador foi ainda marcada por passagens ao Marítimo, Portimonense e Vitória de Guimarães, clube com o qual participou em três edições da Taça Uefa (1977, 1978 e 1980).
Enquanto isso, como treinador, Pedroto tem uma larga experiência. Iniciou a carreira no Selves FC, onde ficou mais de duas épocas, assumindo logo a seguir o comando técnico do Vitória do Guimarães (quatro temporadas). Posteriormente assinou pelo Varzim, Portimonense, Campomaiorense e Moreirense (Portugal).
Antes de ganhar o presente Girabola, o técnico conquistou em 2005 a Taça de Angola, ainda no comando dos aviadores.
Embora Mário Calado seja o treinador com mais probabilidades de atingir a marca de Bernardino Pedroto, o memorável técnico brasileiro António Clemente é o segundo com mais títulos ganhos: venceu três campeonatos (1982, 1987 e 1988) ao serviço do Petro de Luanda.

Petro de Luanda " CAMPEÃO DO GIRABOLA "

O Petro de Luanda conquistou domingo, antecipadamente, o Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão,
Girabola2008, mercê da goleada, no Estádio da Cidadela, sobre o Desportivo da Huíla, por 4-1, na penúltima jornada.
Deste modo, Bernardino Pedroto, o treinador da equipa petrolífera, devolveu o título tirado aos "tricolores" em 2002, na altura sob comando técnico do Atlético Sport Aviação (ASA), clube com o qual se estreou no campeonato angolano com três troféus consecutivos do Girabola.
Os golos do Petro de Luanda foram marcados por Etah, aos 19 minutos, Job (74'), David (80') e Santana (90+5'), depois deste último ter falhado aos 90' uma grande penalidade. Tuaby "facturou" aos 14 minutos para os "militares" da Huíla.
Este é o 14º título do conjunto do "eixo-viário", primeiro do treinador português à frente dos "tricolores".
Com esta vitória, o Petro de Luanda soma 55 pontos e mesmo que perca na última jornada jamais será "desalojado" do topo.
O 1º de Agosto, segundo classificado, foi a Benguela perder frente ao 1º de Maio, no Estádio Municipal, por 0-1, com golo de Zamorano, aos 44 minutos. Assim, continua com 46 pontos.