KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ultimas " 24 horas "

Nomeações
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, procedeu às nomeações dos vice-ministros da Justiça, Indústria, Urbanismo e Habitação, Transportes e da Educação.

Programa
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, presenciou, no município Cazenga, em Luanda, o lançamento do programa de requalificação desta localidade.

Visita
O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, visitou as obras de recuperação e modernização da fábrica de medicamentos, Angomédica.

Petróleo
Uma delegação técnica multi-especializada dos Ministérios do Ambiente e dos Petróleos concluiu terem sido derramados cerca de sete barris de crude na costa de Cabinda, como resultado de uma ruptura na linha de transportação no Bloco 0, operado pela empresa petrolífera CABGOC.

Obras
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tomou contacto, pela primeira vez, com as obras do novo Aeroporto Internacional de Luanda, projectado para duas pistas duplas com capacidade de aterrizagem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380.

Interligação
Membros da Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA) e do Ministério da Educação advogaram a necessidade de haver mais interligação entre a comissão organizadora do Festival Nacional Infantil da Canção e os órgãos de Comunicação
Social.

CAN2010
A Taça das Nações em Futebol (CAN2010) que Angola vai albergar em Janeiro de 2010, nas províncias de Luanda, Cabinda, Benguela e Huila, será assegurada por 35 mil efectivos da Polícia Nacional, informou o director para a segurança do Comité Organizador, Joaquim Ribeiro.

Basquetebol
O desafio entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda é o destaque da primeira jornada do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, a iniciar-se a 28 de Novembro próximo, ditou o sorteio realizado nas instalações da federação da modalidade (FAB).

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Ultimas " 24 horas "

Reestruturação
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, criou, por despacho, um grupo de trabalho para a reestruturação da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), com vista a imprimir maior dinâmica aos seus serviços e garantir a inserção correcta do investimento privado na estratégia nacional de desenvolvimento sustentado.

Nomeação
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, usando da faculdade que lhe é conferida pela Lei Constitucional, nomeou Albino Malungo para o cargo de governador da província do Huambo.

Audiência
O processo eleitoral e as perspectivas que se apresentam ao novo Parlamento angolano dominaram a conversa entre o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e o embaixador de Portugal em Angola, Francisco Ribeiro Teles.

Obras
A reabilitação definitiva da rua da FAPA que interliga a estrada da Samba a 21 de Janeiro, no município da Maianga, com duas faixas de rodagem em cada sentido, tem a sua conclusão prevista para finais deste mês.

Saúde
A consultora do Instituto Nacional de Luta Contra a Sida, Paulina Pousada, pediu aos médicos e enfermeiros do país para aconselharem as grávidas seropositivas a darem uma amamentação artificial de modo a se evitar a contaminação do vírus a criança.

Afirmação
O director do Instituto de Planeamento e Gestão Urbana de Luanda, Hélder José, afirmou que a actividade imobiliária está a desenvolver projectos diversificados associados à modernidade.

Programa
O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, disse que uma das metas do programa do Governo para este ano é atingir o número inferior a três porcento da propagação da transmissão vertical.

Crise financeira
Os efeitos da crise financeira mundial serão menores em Angola, devido ao facto do sector financeiro angolano não estar ainda totalmente integrado no sistema financeiro internacional, considerou em Luanda o administrador da empresa de consultoria e auditoria “KPMG”, Luís Folhadela.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Girabola 2008 " Petro a 1 Ponto "

A hipótese de o Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola, ser disputado por 16 equipas depende do estudo da vantagens e desvantagens dessa decisão, disse ontem o secretário-geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), Augusto Silva “Alvarito”.Em declarações ao Jornal de Angola, Alvarito esclareceu que a proposta das associações provinciais de aumentar o número de equipas no Girabola pode ser implementada somente em 2010 e não no próximo ano.Segundo o secretário da FAF, uma decisão desta natureza representa alterações enormes na legislação que regula a competição, pois será necessário criar outras condições para que não haja problemas.Alvarito argumenta que em 2010, data provável para o aumento de equipas, caso se concretize a ideia, seria menos dispendioso disputar o Girabola, porque as equipas poderiam utilizar as estradas ao contrário do transporte aéreo, que é sempre mais caro.O executivo disse ainda que tem de se ter cuidado com esta decisão, para que os clubes não cheguem ao meio da competição e ameacem desistir, por falta de financiamentos, como tem acontecido.Historicamente, o Girabola já foi disputado por mais de 20 equipas. Em 1979, na sua primeira edição, participaram 24 equipas, repartidas em quatro grupos de seis. Aliás, todas as províncias (na altura 16) disputaram a competição.As 14 melhores equipas qualificaram-se para a segunda fase, sendo que a final foi jogada entre o 1º de Agosto e o Nacional de Benguela, com vitória dos militares por 2-1.Na segunda edição, em 1980, estiveram apenas 14 equipas e na seguinte assistiu-se ao surgimento do Petro de Luanda, do 1º de Maio de Benguela e do Progresso do Sambizanga. Em 1991 e 92, o Girabola teve 16 equipas, mas em 1993 foi disputado somente por 12. Em 2000 fixou-se o actual número de 14 equipas.

Nesse momento o Girabola vai já na sua vigesima quarta jornada faltando apenas duas jornadas para o seu termino. O campeonato é liderado pelo Petro de Luanda com 52 , seguido pelo 1ºde agosto em segundo lugar com 46 pontos. O petro Precisa apenas de um empate para sagrar-se campeão.

Resultados da 24ª jornada:
Interclube - Recreativo do Libolo 1-1
Benfica de Luanda - Sagrada Esperança 2-1
Benfica do Lubango - 1º de Maio de Benguela 1-1
1º de Agosto - Petro de Luanda 1-1
ASA - Santos FC 2-0
Kabuscorp - Petro do Huambo 1-0
Desportivo da Huíla - FC Bravos do Maquis 1-0


Próxima jornada - 25ª (26/10/08)
Petro de Luanda - Desportivo da Huíla
1º de Maio - 1º de Agosto
ASA - Sagrada Esperança
Recreativo do Libolo - Kabuscorp do Palanca
Santos FC - Interclube
Petro do Huambo - Desportivo da Huíla
FC Bravos do Maquis - Benfica de Luanda

Mpla " Novos Militantes "

Cerca de cem ex-militantes da UNITA e do PRS na província da Lunda Norte abandonaram as suas formações partidárias e filiaram-se ao MPLA, por se reverem nos programas deste partido.
A cerimónia de entrega de cartões realizada no fim-de-semana, na vila mineira do Nzagi, foi testemunhada pelo primeiro Secretário Provincial do MPLA, Ernesto Muangala.
Na ocasião, Ernesto Muangala agradeceu aos militantes pela sua participação nas eleições legislativas de 5 de Setembro, vencidas pelo seu partido.
Apelou aos militantes a engajarem-se cada vez mais na mobilização e novos aderentes ao partido.
Por seu turno, o ex-secretário municipal do PRS em Cambulo, Filipe Nguelengue, disse estar preparado para ajudar o seu novo partido (MPLA) a implementar o programa de governo aprovado pelos eleitores que visa a melhoria das condições de vida das populações.

Relações Exteriores " Defesa e Segurança "

O ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, participa segunda-feira, na Swazilândia, em representação do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na reunião do Órgão Político de Defesa e Segurança da SADC.
O encontro, orientado pelo presidente da Troika, o rei Mswati III da Swazilândia, aborda, entre outras, a situação no Zimbabwe, depois do impasse surgido nas negociações para a formação de um Governo de União Nacional, sob a mediação do ex-presidente sul africano Thabo Mbeki.
A situação na República Democrática do Congo (RDC) e outros aspectos que preocupam os estadistas africanos, constam igualmente da agenda de trabalho do encontro.
Angola e Moçambique assumem a vice-presidência do órgão Politico de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Este órgão é tido como uma entidade essencial da SADC em matérias de política, defesa e segurança, visto que ele aborda questões ligadas à defesa da soberania dos Estados membros da comunidade e está encarregue de garantir a paz e a estabilidade política na região.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (Sadc) agrupa 14 Estados membros: Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Lesoto, Malawi, Madagáscar, Moçambique, Namíbia, RDCongo, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Petro de Luanda " A 1 ponto "

O Petro de Luanda está agora a um ponto da conquista do título do Campeonato Nacional de futebol da I Divisão, Girabola-2008, depois do empate a uma bola sabado, no Estádio dos Coqueiros, frente ao 1º de Agosto, no clássico que marcou a 24ª jornada da competição.Com seis pontos de vantagem, a equipa de Bernardino Pedroto pode resolver a questão do título já na próxima ronda, quando receber na Cidadela o Desportivo da Huíla. Livre de pressão, os tricolores apresentaram-se melhor no “derby”, com um futebol apoiado e um ataque arrasador, mas pouco eficaz.Calculista, os militares jogaram quase sempre no erro do adversário. Foi esta estratégia que ditou o golo de Love Cabungula, ainda na primeira parte, com a contribuição do central Sérgio, ao deixar Lamá à mercê do goleador.Mas seria esta mesma estratégia a acabar, praticamente, com as esperanças de lutarem ainda pelo título. Santana foi mais forte que os centrais e bateu o guarda-redes Ângelo, a melhor unidade da equipa de Vítor Manuel.O empate impunha-se, pois o Petro de Luanda fez por merecer. A substituição de Ian Bakala e de Zé Augusto deixou o Petro de Luanda dono e senhor do meio-campo e pressionante no ataque, o que criou muitas dificuldades à defesa, obrigando o recuo da equipa militar.Apenas com Love no ataque, dificilmente o 1º de Agosto podia sonhar com a vitória, mas o remate à entrada da área de Danny, já sobre o tempo de compensação, teria reacendido à luta pelo título. A bola passou a escassos ­centímetros da trave.Foi uma das melhores situações de golo pertencente ao ataque militar, na segunda parte. Na primeira a trave impediu o golo de Love, na sequência de um livre directo.Os tricolores dominaram o jogo. Individualmente, Santana e Love voltaram a protagonizar a luta pelo título de melhor marcador. Ambos marcaram e mantiveram a diferença em um golo.