KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Petro VS Dagosto " ? "

VS


É ja neste sabado que o petro de luanda defronta o 1 de agosto para a jornada 24 do campeonato nacional de futebol girabola. Em caso de vitoria o petro de luanda torna-se-a campeão antecipado quando faltam apenas duas jornadas para o termino do campeonato. A grande duvida da equipa tricolor é o goleador santana que lesionou-se ontem durante a sessão de treino.

Nas ostes da equipa militar reina a confiança na vitoria pelo que o espirito da equipa está a bom nivel. Jorge Humberto tecnico adjunto da equipa militar reconhece que se os jogadores não forem suficientemente fortes, será mais difícil para o 1º de Agosto conseguir suplantar o Petro de Luanda, porque os jogadores estarão em campo a fazer figura de corpo presente. A mente dos atletas é tão importante que o técnico militar argumenta por que motivo as outras vertentes do treinamento desportivo, como por exemplo, os aspectos físicos, técnicos e tácticos, foram relegados para plano secundário. Ele justificou: “não queremos descurar nada. Queremos estar bem no sábado, por isso, estamos a dar uma maior atenção à vertente psicológica, porque pensamos que os jogadores já estão em plena forma desportiva”.À semelhança de uma rede de arrasto que apanha todo o tipo de peixes, prestáveis e imprestáveis, alguns jogadores foram incapazes de reagir de forma positiva aos vários estímulos da equipa técnica, embora tivessem recebido várias oportunidades de mostrar serviço. Infelizmente, lamentou Jorge Humberto Chaves, só os jogadores improdutivos estão em condições de explicar por que nunca conseguiram impor-se na equipa. Em face disto, é pouco provável que sábado, os jogadores pouco produtivos recebam uma chance de defender as cores rubro e negras contra os tricolores. Os militares querem vencer o derby e sabem que devem fazê-lo com as suas melhores unidades.

Santana " Joga ? "

Santana, goleador do Petro de Luanda, pregou ontem um susto a equipa técnica tricolor ao lesionar-se num choque que teve com um dos guarda-redes, num lance aparentemente inofensivo. Depois do choque o jogador ficou a contorcer-se intensamente com dores e constitui uma grande dúvida para o importante desafio de sábado que pode decidir o título diante do 1º de Agosto. De acordo com o médico do clube, João Molima, o quadro que o jogador apresenta é preocupante mas apenas hoje, depois de uma avaliação mais cuidada se poderá fazer um pronunciamento definitivo. “É um quadro que é preocupante. O Santana teve uma queixa de trauma de jogo na região do joelho direito. De qualquer forma ainda é demasiado prematuro, nós vamos precisar de 24 horas de evolução do quadro para termos uma decisão precisa do que é que se passou com o acidente de treino que teve. Vamos esperar, em princípio vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance, mas ainda é um pronunciamento um pouco prematuro, estamos a pouco tempo depois do incidente, está com queixas muito intensas e vamos esperar mais 24 horas para a gente poder avaliar e podermos emitir um pronunciamento definitivo e conclusivo sobre o que realmente se passa com a queixa que ele apresenta”, referiu o médico da equipa tricolor. Segundo ele, o quadro actual não é de gravidade mas de preocupação e somente passadas 24 horas, ou seja, hoje, estará em condições de afirmar se Santana é uma carta descartada para este jogo. “Não há sinais de gravidade mas há sinais de preocupação. De qualquer maneira é demasiado prematuro. Acho que nas próximas 24 horas, nós vamos estar em condições de afirmar. Quanto ao jogo que se avizinha acho que é a preocupação de todos nós, só amanhã (hoje) é que estaremos em condições de poder afirmar se é uma carta descartada para este jogo ou confirmada”, referiu ainda o interlocutor do nosso jornal. Outro jogador que não realizou toda a sessão de treino, ontem, foi o defesa central camaronês Etah que se queixou uma dor igualmente no joelho mas segundo o médico o quadro não é preocupante. “O Etah é uma situação mais ligeira, não é para nós uma grande preocupação, nós vamos assumir, é mais algo que nós temos que resolver mas não é uma situação preocupante como é o caso do Santana. O Etah é um quadro doloroso, disso não passa”, concluiu o médico João Molima.
Bernardino Pedroto, técnico do Petro de Luanda, minimizou a lesão contraída pelo goleador Santana fazendo fé que não é nada de grave e que o melhor marcador da equipa estará apto para o jogo diante do seu arqui-rival, 1º de Agosto. “Penso que não é nada de grave. Foi mais um susto do que propriamente uma lesão com gravidade. Portanto acredito que para o dia do jogo estará recuperado de certeza absoluta”, referiu o português ao serviço da equipa tricolor. Segundo o técnico petrolífero o mais importante é que a semana de trabalho tem decorrido sem sobressalto pois todos os jogadores têm dado o seu máximo para este jogo decisivo. “O mais importante de tudo é que esta semana tem decorrido bem, com uma entrega muito grande da parte de todos os atletas, temos tido naturalmente bastante cuidado, como devem calcular, para este encontro porque é um derby e que pode tratar-se de um jogo decisivo para nós do ponto de vista de ganharmos o campeonato em caso de vencermos esta partida. E isso trás alguns estímulos ainda maiores do que o próprio derby já encerra, de maneira que acredito que está em expectativa um bom jogo. Penso que as duas equipas têm qualidades para apresentar um bom espectáculo e que ganhe o melhor, naturalmente espero que o melhor seja o Petro e que sejamos campeões já no próximo sábado”, argumentou. Pedroto refere que existe ansiedade mas a pressão está do lado do 1º de Agosto em função dos seis pontos de vantagem que têm sobre o arqui-rival. “A ansiedade é muita como deve calcular, todos os jogadores estão expectantes em relação a este jogo, e estão ansiosos para que chegue a hora do jogo para decidir aquilo que nós esperamos decidir.

Campeão Nacional " A beira da Segundona "

O Recreativo do Libolo impôs quarta-feira passada um empate (1-1) ao Interclube, campeão nacional de futebol da primeira divisão, na abertura da 24ª jornada, e consolidou o terceiro lugar da prova. Jefferson, aos cinco minutos, inaugurou o marcador do jogo disputado no Estádio 22 de Junho, em Luanda, para a equipa da província do Kwanza Sul, ao passo que Minguito, aos 43, repôs a igualdade para os "polícias". Com este resultado, o Libolo, uma das sensações do campeonato tal como o Santos FC (quarto, 38), soma 41 pontos na terceira posição, enquanto o Interclube deixou o nono posto e subiu ao oitavo (27). A três jornadas do término da presente edição do Girabola, o Petro de Luanda, adversário no próximo fim-de-semana do 1º de Agosto (segundo colocado, 45), lidera com 51 pontos.
(Programa de jogos)
1º de Agosto - Petro Luanda
Kabuscorp - Petro Huambo
Benfica Luanda - Sagrada Esperança
ASA - Santos
FC Benfica Lubango - 1º de Maio
Desportivo Huíla - FC Bravos
Classificação
1º Petro 23 Jogos / 51 Pontos
2º 1º de Agosto 23/45
3º Libolo 24/41
4º Santos FC 23/38
5º Benfica de Luanda 23/34
6º 1º de Maio 23/31
7º ASA 23/29
8º Interclube 24/27
9º FC Bravos Maquis 23/26
10º Desp. Huila 23/25
11º Sagrada Esperança 23/24
12º Petro Huambo 23/23
13º Kabuscorp 23/22
14º Benfica do Lubango 23/19

Ministra da Cultura " Africa "

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, deixa hoje o país com destino a capital da Argélia, onde vai participar na II Sessão da Conferência dos responsáveis culturais africanos, a realizar-se de 19 á 23 deste mês.
A decorrer sob o lema “Harmonização e Coordenação das Políticas, Programas e Actividades Culturais”, o evento servirá para os ministros da Cultura avaliarem os recentes desenvolvimentos em matéria de cultura no actual contexto.
Em foco estará ainda a examinação dos instrumentos fundamentais da política cultural e os documentos da estratégia da Carta Africana e do Plano de Acção de Dakar, Senegal, para as indústrias culturais.
Os ministros da Cultura africanos vão igualmente analisar o projecto de interligação entre a cultura e a educação.
Em declarações à Angop, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, informou que a delegação angolana ao evento procurará bater-se para que haja maior interacção e comunicação entre os países africanos, tendo em conta a resolução dos grandes problemas culturais, nomeadamente ligados à identidade cultural, que afectam o continente.
A intenção, segundo Rosa Cruz e Silva, é procurar clarificar os africanos, particularmente os que vivem na diáspora, sobre o valor da cultura africana.
O encontro será antecedido de uma reunião de peritos, que vai passar em revista o Relatório de Situação sobre a implementação das Decisões da 1ª Sessão da Conferência da UA dos Ministros da Cultura e Análise do Quadro de Política cultural para África.
Os peritos vão ainda analisar o Plano de Acção de Nairobi, o Relatório sobre a organização do Festival Cultural Pan-africano, bem como o Seguimento da decisão da Cimeira da UA de 2003 sobre o estabelecimento da Comissão do Cinema, incluindo a Cimeira do Cinema Africano: "A Declaração de Tswane".

Kassoma " Felicitado "


O primeiro-ministro angolano, António Paulo Kassoma, é felicitado pelo chefe do Conselho de Estado da República Popular da China, Wen Jiabao, em mensagem que teve acesso hoje (quinta-feira) à Angop, em Luanda.

Ao congratular-se com a nomeação para o cargo, augurando “sucessos na execução da nobre missão”, Wen Jiabao manifesta disponibilidade em trabalhar pelo reforço das relações de amizade entre os dois povos e governos.

Exprime disponibilidade em “envidar esforços incansáveis”para o estreitamento, cada vez mais, da cooperação, particularmente virada a reconstrução de Angola.

“A China e Angola estão unidas por amizade tradicional e estreitas relações de cooperação”, (…) com “muito ampla perspectiva”, lê-se na missiva.

António Paulo Kassoma foi nomeado e empossado Primeiro -Ministro de Angola em 30 de Setembro último, em resultado das eleições legislativas de 05 do mesmo mês, ganhas pelo partido MPLA.

Ultimas " 24 Horas "

Mensagem
Primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, felicitou o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Adolphe Muzito, pela sua recente nomeação para o cargo.

Construção
Ministro angolano da Indústria, Joaquim David, considerou ser pertinente a realização da VI edição da Feira Internacional de Construção Civil, Obras Públicas e Segurança.

Exumação
Três mil e noventa e um corpos foram exumados no cemitério clandestino de Mulenvos de Baixo, comuna de Kicolo, no município de Cacuaco, norte de Luanda.

Línguas
A formação de quadros e a elaboração didáctico-pedagógico foram apontados na cidade do Huambo como os principais entraves ao projecto de inserção das línguas nacionais no sistema de ensino. Modernização O docente universitário Phan Van Duc disse que a transformação de Luanda numa cidade moderna vai facilitar a construção de túneis para o metropolitano.

Alerta
A coordenadora da Campanha de Luta Contra o Cancro, Ilda Sebastião, disse que os sinais do cancro e o Centro Nacional de Oncologia são ainda desconhecidos por boa parte da população angolana.

Andebol
A reclamação apresentada pela lista "A" do candidato Camilo Ceita à presidência da Federação Angolana de Andebol (FAA) foi considerada improcedente pela Comissão Nacional Eleitoral(CNE).

AN " Primeira Plenária "

A Assembleia Nacional iniciou, às 09H30, de hoje (sexta-feira), a sua primeira sessão plenária ordinária, para apreciar, entre outros documentos, o projecto de Lei que revoga a Lei nº 11/95, de 21 Setembro, sobre a criação do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN).
Da agenda, consta a análise do projecto revogatório da Lei nº 18/96, de 14 de Novembro, que condicionava a realização de eleições em Angola à criação de condições políticas, sociais, logísticas e materiais.
Na mesma sessão, serão aprovados, sob a forma de resoluções, os documentos produzidos durante o acto de investidura dos deputados, realizado a 30 de Setembro, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Igualmente vai proceder-se a investidura dos deputados que, por razões justificadas, não tomaram assento no dia 30 de Setembro,assim como a movimentação de parlamentares para preenchimento de vagas deixadas por individualidades chamadas a desempenhar cargos governamentais ou tenham solicitado suspensão de mandato.
A plenária elegerá ainda os membros para o Conselho de Administração da Assembleia Nacional.
O hemíciclo abriu quarta-feira o primeiro ano (2008/2009), dos quatro que compreendem a legislatura até 2012.